Um lugar inesquecível – Pouso da Cajaíba!

Pense em um lugar prá lá de bonito, paradisíaco, lindo de viver: só pode ser Pouso da Cajaíba! Localizado a 2 horas e meia do porto de Paraty, Pouso da Cajaíba é no mínimo inesquecível!

Lili pouso(Foto cedida pela querida Lili – Elisângela Mendonça –  que junto a outros queridos do grupo mandou muito bem no registro da viagem ( pessoal é fera!!))

Fomos convidados por um casal de amigos para conhecer o lugar. Formamos um grupo de 11 pessoas animadíssimas e fomos rumo a essa aventura. Aproveitamos o feriado (pegamos um período de sexta a domingo) e saímos bem cedo, de carro.

A viagem do Rio até Paraty é boa e a estrada é bem sinalizada. Pegamos chuva, mas nada muito problemático. Deixamos o carro estacionado em Paraty mesmo e partimos rumo ao nosso paraíso!

Dica de Amigo: Preste atenção nos estacionamentos. Paramos em um fechado, mais afastado do porto e o valor por carro foi salgadinho. Pertinho do porto, tem estacionamentos abertos por R$5,00 mas segundo o dono do local que paramos,  a tarde quando a mar invade a cidade, corre o risco de danificar os carros que estão estacionados lá, próximos ao porto… Não tivemos certeza disso, mas por garantia, deixamos os carros parados mais afastados mesmo (afinal, vai que….)

Pouso da Cajaíba é um paraíso afastado, mar a dentro, onde não se tem nem pousadas nem energia elétrica. A energia é solar e a forma de se hospedar é ou alugando casa ou acampando. Eles possuem o blog comunidadedopousodacajaiba.blogspot.com.br onde você consegue contato para reservar a casa, alugar o barco para o trajeto de ida e volta à Paraty, além de fechar os passeios maravilhosos pelas praias próximas. Vale a pena perder um tempinho antes e reservar tudo por telefone. Nada melhor que a tranquilidade de já ter tudo programado! Pensem nisso!

Fechamos o barco Praia do Sono, com capacidade para 16 pessoas e lá fomos nós! O trajeto até Pouso demora 2 horas e meia e é muito bonito, águas verdes e cristalinas, enfim, é de ficar babando!! O preço do trajeto (ida e volta) vai depender da sua negociação com o dono do barco, do número de pessoas e até do próprio barco que fará o trajeto.

lili pouso2(Barco Praia do Sono – Photo by Lili)

Pouso não tem trapiche. Os barcos tem pequenos “botes” que levam até a praia (muita emoção galera :)) e os mais afoitos, pulam no mar e vão a nado mesmo. Uma delícia de mergulho nas águas claras e geladas do paraíso!

Ficamos em uma casa com 05 quartos, bem espaçosa e com apenas 01 banheiro. Poderia ser um desastre, mas foi tranquilo, quando as pessoas são educadas e se respeitam, tudo fica mais simples e para nossa alegria, as placas de energia solar garantiram luz a noite todos os dias e tínhamos chuveiro a gás, água quentinha, uma delícia!

Dica de Amigo: Galera, alugando casa precisamos lembrar de levar tudo que utilizaremos no decorrer da viagem. Comida, remédio, coisas de limpeza, pão, água, sabonete, papel higiênico, tudo mesmo!!!

Resolvemos nessa tarde, ficar na praia em Pouso e comemos em um dos “restaurantes” da região. Tudo bem simples, sistema de prato feito, comida razoável e muito muito demorada. Os pratos com peixe, custam por volta de R$17,00. Os com lula a partir de R$20,00.

A noite, a praia não tem iluminação, nem bares com música ao vivo como vemos em outros lugares praianos. É tudo bem paradão mesmo, algumas pessoas vão a praia e aproveitam o barulho de mar e o céu super estrelado para jogar conversa fora, cantar e interagir. Outros, como nós, ficam em casa, fazem uma comidinha, cantam e juntos nem sentem a noite passar.

No dia seguinte, pela manhã, resolvemos conhecer as praias da região. Fechamos um passeio e fomos até a Praia Grande. Conhecemos algumas praias no caminho e demos um mergulho não me lembro ao certo o nome do local, mas era lindo, como uma lagoa com águas calmas e cristalinas, capazes de recuperar toda energia!

lili pouso3

lili pouso4(Delícia de lugar para dar um mergulho!! Photos by Lili)

A Praia Grande é parecida com Pouso, mais movimentada e dá acesso a uma trilha para uma cachoeira. O grupo estava cansado (eu inclusive), então somente duas pessoas foram, o restante ficou na praia relaxando.

lili pouso5

lili pouso7(Photos by Lili)

A extensão da Praia Grande é enorme e andando um pouco você encontra uma faixa de areia que divide de um lado a praia e do outro um rio de água doce. Belíssimo.

P1100392(O outro lado da Praia Grande)

P1100390(Rio de água doce)

Voltamos à nossa casinha e em Pouso da Cajaíba procuramos por peixe. Parece brincadeira, mas essa foi a atividade mais difícil da viagem, finalmente em um dos restaurantes da região, achamos um peixe limpo e o fizemos em casa. Ficou muito bom!

lili pouso 8

No outro dia saímos cedo e com uma enorme vontade de voltar logo à Pouso. Vale a pena a viagem,  aconselho fazer esse passeio em grupo, é muito mais divertido e sem dúvidas inesquecível!

Dicas importantes e claro, de amigo:

– Roupas?!?! Podem relaxar! Levem roupa de banho, uma roupinha de frio (porque esfria um pouquinho a noite),chinelo e pronto! Tudo muito leve, tudo muito simples. Preocupação zero!!

– Fechem tudo por telefone antes de ir. Programem a viagem com antecedência.

– Usem protetor solar! Não é luxo é necessidade!!!!

– Façam a lista e antes de viajar passem no mercado. Com casa alugada o sistema tem que ser esse. Levem tudo, até roupa de cama e banho. Planejem-se para comprar o mínimo de coisas lá, que claro são bem mais caras.

Levem repelente!!!!!!!! Essa dica é séria. Tem muitos mosquitos, não vale a pena arriscar. Repelente neles!