São Paulo – A cidade que não para, na visão de uma eterna apaixonada!

Post mais que especial! Minha amiga Nath Triveloni escreveu lindamente para nosso blog, sobre sua terra. Vamos conhecer São Paulo??

Cartão postal

Recebi o convite delicioso de contar um pouco de minhas viagens. Amo viajar e para mim a atividade é para além de um hobby, tornou-se oxigênio e inspiração. Nada se compara à sensação de se levantar vôo, seja na poltrona de um avião ou no próprio roteiro sendo feito, nascendo de experiências, de fotografias cheias de vida.

Pensei em todos os lugares que já estive, mas optei por contar um pouco da minha São Paulo. Sou completamente apaixonada por esta cidade. Sabe paixão? Daquelas que você ama e odeia ao mesmo tempo? Pois então. Minha Sampa é recheada de problemas, de trânsito, de certas complicações, é verdade. Mas ela não é só isso.

Sou uma estrangeira em minha própria terra. Em primeiro lugar, porque tenho cara de gringa e isso me rende boas risadas e indicações para que eu procure os postos turísticos. Mas me sinto assim, porque amo explorar este meu lugar. Adoro procurar restaurantes novos, exposições, parques. São Paulo é uma infinidade borbulhante de opções. Impossível é digerir comentário do tipo “Não tem nada para fazer em São Paulo”.

Como o mapa é grande, decidi fazer um pequeno recorte. Há 3 anos, iniciei uma pós-graduação no centro da cidade. Claro que todo mundo que eu comentava sobre a localização esbanjava preconceito e conselhos. Eu só podia ser louca, foi o que mais ouvi. Um ano e meio de estudos que não só me renderam um diploma, mas também preciosidades. Aprendi a caminhar pelo centro, a entender a vida quase que de interior que cercava Vila Buarque e Santa Cecília. Sim, muita beleza rodeada por degradação, é verdade. A cautela é necessária, mas abrir os olhos e ser acariciado por tanta história não tem preço.

Alguma coisa acontece no coração sim quando se cruza a Ipiranga com a São João, no momento em que sentamos no Bar Brahma pra tomar aquele chopp geladinho. Caminhar até o Edifício Itália, adentrar o Universo do Copan, aquela mini cidade dentro da nossa imensa. E provar o “Café Floresta”, com a broinha de milho mais deliciosa.

Se perder por entre os livros da Biblioteca Mário de Andrade também é uma grande viagem. Da mesma forma que atravessar a popular 7 de Abril e chegar no reduto dos advogados, na Rua Marconi. Ali, numa portinhola, um balcão é disputado à tapas pelo melhor café de Sampa com o melhor pão na chapa. O paraíso se chama “Giramondo”. E nada se compara à alegria dos funcionários quando damos caixinha, eles tocam o sino e gritam um delicioso “OBRIGADO”.

Caminhar até o SESC Consolação, aproveitar toda uma programação cultural. Subir a rua e visitar o Instituto Maria Antônia, para lembrar tempos de repressão que jamais devem ser apagados. Passear por entre os sebos, pelas lojas de materiais artísticos, apreciando os entregadores dos mercados levando as compras em suas bicicletas. E finalizar o passeio num belo café na Padaria Godere Artesanal, com seus pães de ervas, de cenoura, beterraba, bolos indianos, cupcakes fresquinhos e delicioso sucos.

Um tour de quem frequenta e mora na região, bem bairrista, bem aconchegante. Quando penso em São Paulo, este é um de meus roteiros favoritos, onde me sinto demais em casa. Sempre quando posso, me permito voltar no tempo, aproveitar aquelas tardes de sol de outono passeando antes da aula, respirando aquela vida quase de interior, quando eu sentava no “Café Teatro” e observava a vida passar, comendo uma quiche lorraine servida pela Rafaela.

Minha Sampa tem muita comida, muito sabor. Sabor de dias queridos, de vivências eternas e de um cantinho que sempre será meu.

Bem-vindo a este meu pequeno mundo!

1005567_556373174400831_602842529_n

Deixe um comentário

